Alunos do IESPES praticam administração em jogo virtual que simula realidades do mercado

A Fundação Esperança por meio do curso de Administração do IESPES oferece aos acadêmicos concluintes, uma simulação de empresa virtual onde estão relacionadas quatro áreas principais de administração: Marketing, Recursos Humanos, Operações e Finanças. A proposta, que faz parte da disciplina Jogos de Negócios, oferece oportunidade de conhecimento da realidade do mercado atual, o que garante mais segurança e fortalecimento da prática profissional dentro do ambiente acadêmico.

Os alunos tomam decisões baseadas em fatos simulados por um jogo online. O professor Fernando D’Andrea, mestre em Engenharia de Gestão, é o administrador do jogo, e cada uma das nove equipes compete com a outra no mercado. São 12 rodadas com o objetivo de ter o maior lucro possível ao final do jogo, sendo a primeira rodada simulada na terça, dia 25 de agosto. “Eles vão ter que decidir quanto comprar, quanto vão pagar aos vendedores, quanto vão investir em marketing, se terão estoque, que fornecedores vão usar, e perceber como o ambiente afeta eles, como por exemplo o IPI, a inflação e outros desafios do mercado em si”, detalha Fernando.

São tomadas de decisões como: recrutamento, seleção, treinamento e demissão. A coordenadora do curso de administração, professora Romilda Uchôa ressalta a importância da prática para a formação profissional. “Eles vão praticar o que eles viram desde o primeiro semestre até agora no curso, fazendo simulações. Ao simular o ambiente real de uma empresa, eles vão fortalecer a criatividade, dinamismo, liderança, tomada de decisões e outras habilidades”.

Fundação Esperança Rua Deputado Coaracy Nunes, 3344 Bairro Caranazal, Santarém - PA, Cep: 68040-100

Telefone: 3522-2726

Horário de funcionamento: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30

Centro de Educação Profissional Esperança - Cepes Travessa Turiano Meira, 2154 Bairro Interventoria - Santarém - Pará – Cep: 68020-590