XI Seminário de Psicologia aborda solidão e contemporaneidade
O curso de Psicologia do Iespes realiza esta semana, nos dias 14 e 15, o XI Seminário de Psicologia, com o tema: Psicologia frente a novas possibilidades: solidão e contemporaneidade.
O objetivo, segundo a coordenadora do curso, Thayane Branches, é falar sobre como a solidão pode gerar diversas patologias na sociedade de hoje em dia, como depressão, estresse e ansiedade, e demonstrar possibilidades terapêuticas de tratamento.
A professora afirma que as próprias redes sociais contribuem para que as pessoas se afastem das relações sociais, e podem gerar possíveis doenças psicológicas. “Vamos falar justamente dessa perspectiva. Do quanto a solidão pode gerar o processo de adoecimento. Frente a isso, vamos trazer um dos principais escritores de livros da área de psicologia hospitalar e saúde, que é o palestrante Valdemar A. Angerami Camon”, detalha.
O psicoterapeuta Camon vai tratar sobre solidão a ausência do outro, que segundo Thayanne Branches, “é reflexo do modelo de vida atual”.
No dia seguinte vão ser realizados minicursos, mesa redonda e vivência com temáticas relacionadas ao assunto. À noite haverá sarau e, para finalizar, a psicóloga Sheila Gonçalves vai tratar sobre o tema “Psicologia positiva como estratégia na prática do cuidado”.
A psicologia positiva é uma maneira de fazer com que as pessoas olhem para as coisas positivas, e se sintam mais otimistas, felizes e com qualidade de vida, como uma possível solução para esse processo de adoecimento da sociedade contemporânea.
“Vamos trazer a psicologia positiva. É uma tendência recente para a nossa região, porém para o sul e até fora do Brasil é uma área da psicologia muito desenvolvida. Ela vai falar sobre o olhar da psicologia positiva na prática do cuidado, das possibilidades terapêuticas no cuidado do outro”, esclarece Thayanne Branches.
O evento é destinado aos acadêmicos de Psicologia e áreas afins. A organização está por conta da professora Izabelly Lopes e da turma do 6 ° semestre do curso.
Programação:
Dia 14/09/2017
18h: Inscrição e Credenciamento
19h: Abertura
Palestra: Solidão a ausência do outro.
Palestrante: Valdemar A. Angerami-Camon – Psicoterapeuta existencial; Membro da Comissão Justiça e Paz; Autor com o maior número de livros publicados em psicologia no Brasil, e adotados nas universidades de Portugal, México e Canadá.
Dia 15/09/2017
08h: Minicursos:
Tema: Solidão segundo a filosofia e seus reflexos na psicologia.
Ministrante: Psicólogo Mestre Paulo de Tarso.
Tema: O sintoma da Angústia na atuação clínica.
Ministrante: Psicóloga Mestre Simone Pereira
Tema: Depressão infantil: da teoria a prática em TCC.
Ministrante: NUCCAP – Núcleo Cognitivo Comportamental de Atendimento Psicológico.
09h: Atividade interativa
Os desafios da inclusão na contemporaneidade.
Psicóloga Esp. Maria das Dores
15h: Mesa Redonda: Cuidados Paliativos: desmistificando conceitos.
Participantes:
Irene Lauer Martinez – Enfermeira especialista em feridas e urgência e emergência.
Lenizio Lima Lellis – Médico com residência em cirurgia ginecológica e obstetrícia, ultrassonografias, biomédico e farmacêutico.
Irani Lauer Lellis – Psicóloga Clínica com doutorado em psicologia.
15h: Minicursos
Tema: O encontro com a Morte: Luto e Viuvez.
Ministrante: Psicóloga Mestre Margareth Lury.
Tema: 13 Reasons Why e a psicanálise: a angústia do adolescente na sociedade do vazio.
Ministrante: Psicólogo Mestrando Ruy Guilherme
Vivência: Percepção do outro através da empatia.
Ministrante: Psicóloga Esp. Edilmara Rocha.
18h: Sarau
19h30: Palestra: Psicologia positiva como estratégia na prática do cuidado.
Palestrante: Sheila Gonçalves Câmara – Possui graduação em Psicologia (1997), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (1999) e Doutorado em Psicologia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado Sanduiche na Universidad Autónoma de Marid (2002)