Estagiárias de Psicologia promovem mesa redonda sobre Consultório na Rua

Três estagiárias do 8° semestre do curso de Psicologia noturno do Iespes realizaram, na segunda-feira, 30 de outubro, uma mesa redonda com o tema: “Consultório na Rua: contribuições e desafios dessa prática itinerante de saúde em Santarém-PA”.

As estagiárias são Claudileia Sousa Silva, Súsane Miranda de Souza e Brendaly Fávero, que estão em uma experiência pioneira de campo de estágio no Consultório na Rua.

De acordo com a organização do evento, a mesa redonda teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo sobre contribuições e desafios existentes no desempenho das atividades de trabalho, executadas pela equipe do Consultório na Rua de Santarém/Pará.

O evento foi amparado pela supervisora de Estágio Básico II, professora Edilmara Patrícia Rocha, e pelo colegiado de Psicologia do Iespes. Contou ainda com o apoio da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar e Clínica Social (LAPHCS).

A mesa redonda foi composta por Fernando Mello, professor do Iespes e técnico na Sespa, e pela equipe do Consultório na Rua de Santarém.

Nas inscrições foram arrecadados materiais de higiene e roupas usadas que serão doadas aos usuários do Consultório na Rua de Santarém. A iniciativa de arrecadação partiu do trio de acadêmicas responsáveis pela organização que, ao acompanharem, em estágio o trabalho da equipe itinerante de saúde, observaram a necessidades desses materiais.

A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso de pessoas em situação de rua aos serviços de saúde. O CR é composto por uma equipe multidisciplinar, que desenvolve ações de saúde frente às necessidades dessa população, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território.

Fotos: Henrique Fernandes Dos Santos

Informações: Professora Edilmara Rocha

Fundação Esperança Rua Deputado Coaracy Nunes, 3344 Bairro Caranazal, Santarém - PA, Cep: 68040-100

Horário de funcionamento: 7h30 às 11h30 - 13h30 às 17h30