Acadêmicos de cursos da área da saúde participam da Cerimônia do Jaleco
- johnnyfe
- 6 de mar. de 2018
- 1 min de leitura

Acadêmicos do 1º semestre dos cursos na área de saúde do Iespes participaram, ontem, 05, da Cerimônia do Jaleco 2018. O evento ocorre pelo quarto ano consecutivo. Na ocasião, é contado o histórico do jaleco, sua simbologia; os alunos fazem o juramento do estudante de saúde; e são informados sobre Biossegurança por meio de uma palestra.
Biossegurança é o conjunto de ações que visam evitar ou controlar os riscos provocados por agentes químicos, físicos e biológicos à biodiversidade.
O palestrante deste ano foi o professor do curso de Odontologia, Ygor Rebelo. Ele atentou para os cuidados necessários para evitar que os materiais utilizados no ambiente de trabalho não prejudiquem o profissional e o paciente. “É preciso ter cuidado com qualquer tipo de exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, por causa da contaminação com algo contagioso, que temos contato o tempo todo nas nossas profissões”, explicou.

O professor citou exemplos de medidas de proteção do profissional de saúde e do paciente e os tipos e as vias de transmissão de contaminantes e patógenos (organismos capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros), entre outros assuntos relacionados.
Atentou para o uso correto do jaleco, que é um Equipamento de Proteção Individual (EPI). “O jaleco vai ser a capa de proteção para que vocês não sejam expostos a nenhum tipo de agente infecioso. Por isso, vocês não vão sair com ele na rua, por isso, não vão abraçar alguém vestidos com ele. Lembre-se que você fez uso dele, que respingou algum material, te protegeu de algo e, por conta disso, ele deve ser higienizado e guardado da maneira correta”, detalhou.


Opmerkingen