Acadêmicos de Fisioterapia do Iespes realizam estágio da disciplina Saúde Coletiva com trabalhadores
- johnnyfe
- 21 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Acadêmicos da turma do 8º semestre noturno de Fisioterapia do Iespes estão realizando estágio da disciplina Saúde Coletiva nas empresas Endicon (Celpa), Fundação Esperança e em uma das agências dos Correios de Santarém.
Para o professor Fábio Abreu, essas atividades são importantes tanto para a empresa quanto para os acadêmicos. “Com essas atividades os alunos podem vivenciar e conhecer os serviços da fisioterapia dentro das empresas, além de observar as dificuldades e os benefícios da atuação. Para os funcionários, é um local que eles têm para tratarem dores apresentadas devido o trabalho, além de um momento de relaxamento para terem mais disposição para o desempenho das atividades”.
O objetivo do estágio é capacitar os alunos quanto à percepção da saúde do trabalhador. Entre as atividades realizadas, os alunos trabalham a prevenção da síndrome de Burnout, que é um problema de saúde decorrente do acúmulo de estresse e torna o dia de trabalho um sacrifício.
As características envolvem nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo ou tonturas. Além disso, os atendimentos prestados aos funcionários incluem ginástica laboral, avaliação ergonômica e levantamento de dados sobre o perfil dos trabalhadores.

O alívio da tensão muscular causada pela mesma posição durante longo período do dia de trabalho é o principal benefício para Mirian Sousa, recepcionista da Clínica Médica da Fundação Esperança. “É muito bom, porque na minha posição de atendimento aqui na recepção eu uso mais o lado direito e quando vou fazer a massagem eles sabem onde tá tensionado, e com a massagem a dor que eu sinto passa, eu me sinto melhor. É um momento que alivia o estresse, que a gente sai da nossa rotina pra cuidar da saúde”.
Os atendimentos são realizadas às segundas-feiras, na Endicon (Celpa), às quartas na Fundação Esperança e as quintas agência dos Correios de 14h às 17h30.
Comments